6 maneiras simples de aumentar as chances de seu currículo ser lido

 Além do básico: 6 estratégias para aumentar o valor e o sucesso do seu currículo para que ele seja lido!



Um currículo tem um objetivo principal: garantir entrevistas. Então, como você pode criar um currículo forte que atraia a atenção da contratação de pessoal e coloque seu pé na porta?


Além das dicas básicas que você provavelmente já ouviu (personalize o currículo cuidadosamente para cada trabalho... mantenha o conteúdo nítido e sucinto... seja meticuloso com ortografia e formato), aqui estão  6 grandes considerações  para apoiar o sucesso do currículo:


1. Entenda a “ciência” por trás de como um currículo é lido


Leitores humanos e monitores de computador são usados ​​para dissecar e analisar currículos, mas ambos qualificam o conteúdo de forma exclusiva. Os Sistemas de Rastreamento de Candidatos (ou ATS)  são usados ​​pela maioria das grandes organizações para selecionar candidatos que não possuem as habilidades necessárias para o trabalho. Esses sistemas podem ser difíceis de 'superar' se seu currículo não for  compatível com ATS.


O pessoal de RH e os recrutadores também usam um olhar perspicaz para criticar currículos a fim de selecionar candidatos para entrevistas.


Então, o que exatamente os leitores humanos e de computador estão procurando? 


De acordo com uma análise recente de 4.000 solicitações de emprego da TalentWorks, existem 13 fatores-chave que aumentaram as taxas de entrevista dos candidatos. As dicas incluíam: “Descreva suas realizações no trabalho com diferentes verbos de ação. Esta dica de currículo está associada a um aumento de +139,6% na obtenção de mais entrevistas”.


2. Pegue a estrada menos percorrida


Reconheça que os currículos não são apenas para aplicativos online. Isso mesmo, diversifique as táticas de busca de emprego para aumentar o sucesso do currículo. Os quadros de empregos oferecem um ROI muito menor porque você está competindo com as massas.


Referências e networking estão crescendo como as principais estratégias de busca de emprego. De acordo com um estudo da Jobvite: “Os quadros de empregos têm uma eficácia de 0,4% e as referências de funcionários têm 5,2% de eficácia”.


Uma pesquisa da Lee Hecht Harrison enfatiza ainda mais esse ponto: “ A realidade é que a maioria das vagas nunca são anunciadas ou publicadas, o que significa que acessar sua rede é um recurso essencial de busca de emprego para descobrir oportunidades ocultas”.


3. Qualifique os conselhos com cuidado e acompanhe as tendências


Se você quiser dicas de currículo direto da boca do cavalo, alinhe-se com especialistas que conhecem melhor os currículos e as estratégias de busca de emprego. Seus amigos, pais e colegas podem ter muitas opiniões para compartilhar, mas conselhos não qualificados podem ser mais prejudiciais do que úteis.


Um ótimo ponto de partida é seguir líderes de pensamento de currículo (treinadores de carreira, redatores de currículo e pessoal de RH) nas mídias sociais que têm o dedo no pulso do desenvolvimento de currículos e das melhores práticas.


Procurando recursos para ajudar? Considere estes 15 principais especialistas em busca de emprego para seguir no LinkedIn  para obter dicas regulares sobre todos os aspectos da busca de emprego (inclusive eu).


4. Modernize o visual e seja original


Você não pode esperar se destacar em uma pilha de currículos que parecem todos iguais. Ao considerar as necessidades exclusivas de cada público, empregue táticas de design para guiar o olhar do leitor e chamar a atenção para impactos importantes.


Os currículos visuais são escritos para pessoas, não para máquinas, portanto, salve seu currículo de design para táticas modernas de busca de emprego, como referências e networking (não aplicativos online).  


O que os recrutadores pensam sobre a aparência real de um currículo? 


Neste  artigo do Jobscan  , um recrutador enfatiza a importância da apresentação do currículo e como os currículos escritos profissionalmente se destacam: “ embale-o de uma maneira que surpreenda todos os outros… um profissional de marketing (ou redator de currículo profissional).”


Por outro lado: um currículo que parece antiquado, genérico ou simplesmente difícil de ler não vai incutir muita confiança no leitor. Um currículo desatualizado faz você parecer exatamente isso – desatualizado.


5. Siga cuidadosamente as instruções de candidatura ao emprego


Ouço repetidas vezes de recrutadores e pessoal de RH que os candidatos a emprego estão ignorando as instruções críticas de candidatura, sendo excluídos do processo de contratação.


Se você deseja que seu currículo e solicitação de emprego sejam levados a sério – e lidos – você precisa cumprir as solicitações e diretrizes de inscrição. Se uma carta de apresentação for solicitada com o currículo: inclua uma! Melhor ainda, personalize! Se for solicitado que uma cópia do seu currículo seja enviada em Word (versus PDF): faça isso! O sistema pode não conseguir ler outros formatos.


Uma pesquisa  feita por uma empresa de recolocação e consultoria de RH revela que: “ A falha em atender aos requisitos do trabalho é o erro mais comum dos candidatos a emprego… Entregar o que um recrutador está procurando tanto no envio do currículo quanto na fase de entrevista é crucial para garantir esse ótimo novo emprego. ”


6. Por fim, tente colocar seu currículo diretamente nas mãos dos tomadores de decisão (e de sua rede)


Candidatar-se a empregos on-line é uma das maneiras mais desafiadoras e muitas vezes menos bem-sucedidas de obter um currículo notado e lido.


Para aumentar as chances de seu currículo aparecer na frente de pessoas, entregue-o diretamente. Isso significa contornar o sistema o máximo possível, construir e alavancar relacionamentos, capitalizar as referências e localizar os nomes dos tomadores de decisão.


Envolva sua comunidade, conexões e amigos para colocar seu currículo nas mãos certas. Deixe que todos saibam quem você é, qual é o seu valor e o que você está procurando. Além disso, pesquise e busque oportunidades adequadas, empresas de interesse e oportunidades de referência.


O JobVite's 2018 Job Seeker Nation Study enfatiza ainda mais o valor dos relacionamentos na procura de emprego, observando que: “Amigos são o jackpot da procura de emprego”.


Ao aproveitar os 6 insights, dicas, recursos e recomendações acima, você pode aumentar o valor e o sucesso do seu currículo, garantindo que ele ressoe e seja lido!


Postar um comentário

0 Comentários