Mude sua carreira: como conseguir um emprego em TI em 6 meses

 O Bureau of Labor Statistics dos EUA prevê que “o emprego de ocupações de informática e tecnologia da informação deve crescer 12% de 2018 a 2028, muito mais rápido do que a média para todas as ocupações. O salário médio anual para ocupações de informática e tecnologia da informação foi de $ 88.240 em maio de 2019, que foi superior ao salário médio anual para todas as ocupações de $ 39.810 ”.


A TI é, de longe, o setor de atividade que mais cresce no mundo hoje.A demanda por trabalhadores qualificados é maior do que a oferta atual, então uma carreira neste campo geralmente vem com um ótimo salário e vantagens como possibilidade de home office, escritórios legais e projetos interessantes para fazer parte.

Nos tempos conturbados que vivemos, quando a pandemia e o distanciamento social tornaram nossas vidas ainda mais digitais, a TI floresce. Se você quer uma carreira que garanta seu futuro, esse é o caminho a seguir.

Eu falo por experiência. Estudei comunicação na universidade e trabalhei como jornalista por cerca de uma década. Mas as condições de trabalho nas comunicações não eram as melhores, e eu queria algo mais estável e desafiador. Estava pensando em mudar para TI há alguns anos, mas finalmente tomei coragem para fazê-lo em outubro de 2018. Completei um bootcamp em tempo integral na Green Fox Academy, que durou 5 meses e, atualmente, trabalho como Analista de Negócios em uma empresa que eu amo.

Aqui está como você pode fazer o mesmo.

1. Certifique-se de que gosta de TI

Estamos falando de uma mudança de carreira, e isso tem muitas consequências. Não faça isso de ânimo leve. Quando você se compromete com essa mudança, você precisa ir com tudo. Mas antes de se comprometer, você precisa ter certeza de que isso é realmente algo que você quer fazer.

Apesar das estatísticas que apresentei acima e do fato de que as oportunidades de trabalho em TI são abundantes e empolgantes, essa pode não ser a jogada certa para você. Não porque você não tenha a capacidade de desenvolver as habilidades necessárias, mas simplesmente porque você não gosta do tipo de trabalho que os cargos de TI exigem. E isso é totalmente bom.

Para descobrir se esse é o caminho certo para você, recomendo que você faça três coisas:

A. Aprenda sobre as diferentes carreiras em TI

Nem todo mundo que trabalha em TI é desenvolvedor, escrevendo e lendo linhas de código todos os dias. Existem muitas outras opções de carreira, e elas incluem funções como Analista de Negócios, Gerente de Projetos de TI, Testador de Software ou Cientista de Dados, por exemplo. Uma pesquisa online revelará a você as muitas possibilidades e fornecerá algum conhecimento sobre essas diferentes funções.

Faça cursos online

Apesar de todas as funções mencionadas acima, a maioria das pessoas que trabalham em TI possui, pelo menos, algum conhecimento técnico básico. Dê os primeiros passos nesse campo fazendo alguns cursos online. Para isso, recomendo a Udemy, pois sua seleção de cursos é vasta e de muito boa qualidade. Escolha algo geral que lhe interesse e complete um curso lá. Você pode complementar isso com tutoriais do Youtube e alguns exercícios de codificação no Codecademy.

Construir um projeto

A etapa final desta fase consiste em construir um projeto por conta própria. Claro, com esse conhecimento básico, você não poderá construir nada complexo ou, provavelmente, até muito interessante. Mas este é um passo crucial. Eu recomendo escolher um tutorial do Youtube ou um curso da Udemy que ensine como construir um projeto específico e tentar implementá-lo. Isso fornecerá sua primeira experiência na construção de algo e será um ótimo indicador de se você ficaria feliz em fazer isso profissionalmente ou não. Se este projeto parecer certo, prossiga para a próxima etapa.

2. Decida qual caminho você seguirá para alcançar seu objetivo

Então, agora você decidiu que quer mudar de carreira e mergulhar em TI. Lembre-se das muitas funções nesta área? Você não precisa decidir imediatamente qual deles deseja seguir. Comecei querendo ser desenvolvedor front-end, acabei aprendendo desenvolvimento back-end e agora estou feliz trabalhando como analista de negócios. Você aprenderá muito sobre TI nesta jornada, mas também aprenderá muito sobre si mesmo. Mantenha a mente aberta em relação aos seus sentimentos e siga em frente.

Uma abordagem interessante pode ser aproveitar o conhecimento que você já tem. Se você é jornalista, talvez possa se tornar um redator técnico. Se você estudou Matemática, uma carreira em Ciência de Dados pode ser a escolha perfeita para você. Ou se você é gerente de projetos em outra área, ter algum conhecimento técnico abrirá as portas do gerenciamento de projetos de TI.

Mesmo que você não precise decidir antecipadamente seu caminho exato, o que você precisa decidir, no entanto, é como você alcançará seu objetivo de trabalhar em TI. Você vai precisar aprender, essa é a única certeza. Mas como você fará isso depende imensamente de suas circunstâncias pessoais, especialmente de sua disponibilidade de tempo e dinheiro. Estas são algumas das abordagens que você pode adotar:


Foto de Mimi Thian no Unsplash

Faça um bootcamp em tempo integral— Se você tiver bastante tempo livre (se estiver desempregado ou puder deixar o emprego atual para estudar), e se sua situação financeira permitir, você pode se matricular em um bootcamp. Existem centenas de bootcamps em todo o mundo, alguns online, outros presenciais, e muitos deles têm um foco específico – alguns focam em programação de back-end, outros em front-end, outros em Data Science, por exemplo. Eles também variam no tempo, geralmente entre 3 e 6 meses. Normalmente, você ficaria restrito aos bootcamps disponíveis na área em que mora, mas a pandemia atual pode ser uma boa notícia para você neste caso. Com muitos dos bootcamps acontecendo online, você tem acesso a cursos que não teria de outra forma. Quando a pandemia acabar, e se você puder escolher, recomendo um bootcamp que acontece presencialmente, não virtualmente. O apoio que você recebe dos mentores costuma ser mais forte e, mais importante, você terá colegas com quem compartilhará essa experiência. Acredite, é super importante. Esta é uma jornada difícil, é bom ter alguém com quem compartilhar, alguém que saiba exatamente o que você está passando.

Faça um bootcamp de meio período – Se você tem dinheiro para se matricular em um bootcamp, mas não pode se dar ao luxo de sair do emprego, procure por bootcamps que acontecem após o horário de trabalho. O que você precisa saber se optar por esta opção é que ela é extremamente exigente, em termos de tempo e capacidade emocional e mental. Vai ser mais difícil e vai demorar um pouco mais, mas é factível. Você só precisa se comprometer e sempre seguir em frente.

Aprenda por conta própria — Se você não tem muito tempo ou dinheiro para gastar, não desista ainda. Você pode fazer isso por conta própria. É uma abordagem mais difícil, mas o mundo está cheio de pessoas que seguiram esse caminho e agora são profissionais de sucesso. Felizmente, a internet está cheia de cursos que você pode fazer (cursos estruturados como Udemy, ou vídeos sobre assuntos específicos no Youtube).

No bootcamp que fiz (pessoalmente, 8 horas por dia) passamos a maior parte do tempo assistindo a vídeos no Youtube e tentando implementar o que esses vídeos nos ensinaram. Mas também tínhamos mentores, que estavam lá para esclarecer qualquer dúvida que tivéssemos. Se você seguir esse caminho, não terá mentores oficiais, mas, felizmente, a comunidade de TI geralmente é muito útil e você pode ter a maioria de suas perguntas respondidas online. Confira o Stackoverflow, por exemplo.

3. Coloque o trabalho


Foto por ThisisEngineering RAEng no Unsplash

Essa fase é difícil porque, bem… você tem que trabalhar. Esteja você fazendo essa jornada sozinho ou em uma escola, você precisa se comprometer 100% e trabalhar todos os dias em direção ao seu objetivo. Dependendo do número de horas que você pode dedicar ao aprendizado por dia, a duração dessa fase será menor ou maior. Se você puder aprender em tempo integral, isso deve levar cerca de 3 a 6 meses, mais ou menos. Se você puder se comprometer a aprender 4h por dia, espere que leve um ano e assim por diante.

Para ter sucesso nesta fase, você precisará ter um forte “porquê”. Você não vai se convencer a ficar sentado em frente ao computador todos os dias por horas, corrigindo problemas que fazem seu cérebro derreter se você não tiver um bom motivo para fazê-lo. Claro, isso deve vir desde o início, desde quando você tomou a decisão de seguir carreira em TI. Mas você pode reforçá-lo no caminho. Às vezes, durante o meu bootcamp, quando as coisas ficavam mais difíceis, eu assistia a vídeos motivacionais, ou apenas navegava na internet procurando salários de TI e vagas de emprego em empresas muito boas. O que for preciso para mantê-lo motivado.

É importante não esquecer que você é um ser humano

Durante esta fase, também é importante não esquecer que você é um ser humano. Você está completamente focado em seus estudos e sua carreira – e deveria estar. Mas você também tem necessidades para atender. Durma o suficiente, vá correr, medite, passe algum tempo com seu outro significativo... dê a si mesmo tempo para viver, caso contrário, todo o processo se torna um fardo e você perderá completamente sua motivação. Às vezes, um dia inteiro de folga, que parece um passo atrás, na verdade é o impulso para fazer você seguir em frente com mais confiança.

4. Construa um portfólio e um bom currículo

Naturalmente, você começará a trabalhar na construção de um portfólio durante a fase anterior, quando estiver aprendendo e colocando seus novos conhecimentos em prática em pequenos projetos. Mas o que você fez durante seus estudos pode, e deve, ser melhorado no final.

Você perceberá que, se se comprometer seriamente com isso, seu conhecimento melhorará drasticamente de semana para semana. Portanto, não apenas mostre todos os projetos que você criou ao longo do caminho, reserve um tempo para revisá-los e melhorá-los antes de começar a procurar emprego.

Você não precisa de um portfólio prolífico, você precisa de um de qualidade

Você não precisa de um portfólio prolífico, você precisa de um de qualidade. Os recrutadores não vão querer que você conheça todas as linguagens de programação (provavelmente, você só precisará de uma) e todos os truques em todas as áreas. Se você soubesse disso, não seria um profissional júnior de TI, seria o líder de tecnologia em alguma empresa.

Então, escolha uma habilidade e crie um projeto que mostre o quanto você sabe nessa área específica. Durante meu bootcamp, passei 3 semanas trabalhando na parte de autenticação do nosso projeto de grupo. Em todas as entrevistas de emprego que tive, eu abordei esse assunto e as pessoas sempre se interessaram em saber mais sobre ele.

Você também vai precisar de um bom currículo. Se você já tinha um currículo antes, pode se sentir tentado a apenas atualizá-lo com suas novas habilidades. Não faça isso. Crie um novo, do zero, adaptado às vagas para as quais você deseja se candidatar. É uma nova era na sua carreira, você merece um novo currículo.

5. Prepare-se mentalmente

À medida que se aproxima da fase de procura de emprego, certifique-se de que está preparado, não só em termos de conhecimento, mas também mental e emocionalmente. Provavelmente não vai ser fácil. Para algumas pessoas, é realmente um processo rápido. Quando minha turma de 80 terminou o bootcamp, algumas pessoas conseguiram emprego na semana seguinte. Alguém até conseguiu um emprego enquanto o bootcamp ainda estava acontecendo. Mas, por favor, por favor, esteja ciente de que isso não é a norma.

A maioria de nós levou semanas ou meses para encontrar nossos novos papéis. No meu caso, demorou cerca de 3 meses. Durante esse tempo, eu desci um buraco escuro. Comecei a pensar que nada daquilo tinha valido a pena, que eu deveria voltar ao meu antigo emprego, e nunca iria começar uma carreira em TI. Eu estava errado. Já faz 9 meses que estou trabalhando como Analista de Negócios e estou adorando!

Portanto, esteja preparado para isso e leve essa fase em consideração quando estiver fazendo seus planos orçamentários no início. Se você estiver se matriculando em um bootcamp em tempo integral que dura 6 meses, provavelmente precisará se sustentar financeiramente por pelo menos 9 meses.

6. Candidate-se a empregos

Você pode começar sua carreira em TI. Você merece isso. Mereceste.

Se você concluiu todas as etapas anteriores, agora está pronto para começar a se candidatar a vagas. Aqui, as mesmas regras se aplicam a qualquer outro emprego – como você provavelmente já fez em sua vida.

Não vou entrar em detalhes sobre como se candidatar a empregos, você já deve saber como funciona. Mas vou abordar algo que é bem real: a síndrome do impostor. Em algum momento de sua jornada (e, provavelmente, nesta fase), você sentirá que não sabe o suficiente e não merece conseguir um emprego nesse novo campo. Você está errado.

Todos nós começamos com pequenos passos. Claro, você tem que começar de baixo, mas se você completou todas as etapas anteriores, você pode realmente começar sua carreira em TI. Você merece isso. Mereceste.

Pessoalmente, encontrei uma vaga em uma empresa que estava contratando muitas pessoas. Quando há vários cargos a serem preenchidos, você não está necessariamente competindo com alguns outros candidatos. Normalmente a abordagem é: se você for bom, você entra.

Não seja muito exigente. Candidate-se a quantos empregos puder (claro, se você rejeitaria uma oferta de uma determinada empresa, não perca seu tempo ou o deles) e tenha em mente que tudo o que você quer neste momento é ganhar alguma experiência.


Foto por Cytonn Photography no Unsplash

7. Encontre um emprego e comemore!

Se você conseguiu superar todas essas fases, certamente será recompensado com um trabalho no final. Este é o momento de se orgulhar de si mesmo e comemorar! Bem feito você!

Sua nova carreira está prestes a começar, mas tenha isso em mente: o aprendizado não para. Afinal, é uma área nova, então você ainda tem muito a aprender. Seja humilde, curioso e trabalhe duro. Vai compensar!

Conclusão

Se depois de ler estes 7 passos, você está animado com uma mudança de carreira para TI, isso é um sinal muito bom. Não deixe o entusiasmo esfriar e comece a fase 1 imediatamente!

Se você decidir embarcar nessa jornada, sinta-se à vontade para tirar suas dúvidas e nos contar nos comentários abaixo sobre sua experiência. Tudo de bom para o novo você!

Postar um comentário

0 Comentários