Veja dicas fundamentais para melhorar seu currículo e conseguir um emprego

Seu currículo é a peça-chave da sua candidatura a um emprego. Veja como acertar.


Conseguir um emprego é um processo desafiador que pode causar muito estresse. Mesmo se você tiver experiência para uma posição, ainda pode exigir muito esforço para conseguir uma entrevista. A única coisa que pode ajudar aqui é um currículo perfeito. Seu currículo deve ser poderoso e apresentar todas as suas conquistas e qualificações da maneira mais apresentável.


Talvez a razão pela qual você ainda não conseguiu um emprego seja um currículo mal escrito. Mas não se preocupe, embora não exista um método mágico para criar um ótimo documento, existem regras básicas sobre como melhorar seu currículo e aumentar suas chances de ser contatado.


Torná-lo legível

Normalmente, os especialistas de RH não gastam muito tempo em um documento, então é por isso que ele precisa ser legível e facilmente escaneável. Primeiro, use a formatação adequada e um estilo profissional. Em segundo lugar, divida-o em parágrafos curtos. Comece com um resumo de 3-4 frases para destacar os pontos focais. Inclua uma lista de pontos de suas habilidades, para que sejam visíveis imediatamente.


Elimine a desordem. Por "desordem" quero dizer coisas que ocupam espaço valioso em seu currículo, mas não fazem nada para promovê-lo. Gráficos, fontes fora do padrão, artigos (a, an, the). Em suma, seu currículo deve ser conciso, orientado para a realização e direto ao ponto. Além disso, certifique-se de que o texto como um todo não seja muito complicado.


O currículo de duas (ou mais!) páginas é um tópico muito debatido, mas a conclusão é esta: você quer que as informações aqui sejam concisas, e manter-se em uma página é uma boa maneira de se forçar a fazer isso . Se você realmente tem experiência, treinamento e credenciais relevantes e importantes o suficiente para mostrar em mais de uma página do seu currículo, vá em frente.


Faça estas alterações para melhorar a legibilidade:

Ajuste sua fonte e adicione espaço cortando palavras e espalhando margens. Você pode expandir seu currículo para duas páginas, se necessário.

Consolide os cargos em vez de listar cada atribuição separadamente.

Evite informações repetitivas.

Use uma fonte e atributos (palavras minúsculas e maiúsculas, itálico, espaçamento entre caracteres em negrito, etc.) para diferenciar títulos e subtítulos.

Tente eliminar o conteúdo que parece uma descrição do trabalho.


Seu currículo precisa ser perfeito

Se estiver cheio de erros de digitação, erros de ortografia ou erros gramaticais, transmite a mensagem de que você não pode escrever, falta atenção aos detalhes, não se importa ou todas as opções acima. Tenha seu currículo revisado e revisado por alguém que não seja você. Não há espaço para desleixo aqui.


Qualquer pequeno erro ou erro pode ser crítico no processo de procura de emprego. Imagine um profissional de RH percebendo o erro e concluindo que você é irresponsável ou não se importa o suficiente com a posição a ser revisada.


Sempre revise seu currículo várias vezes. Além disso, dê a outra pessoa para revisar e eles provavelmente sugerirão edições.


Personalize seu currículo

Você precisa criar seu currículo não para você, mas para o seu público, que são os recrutadores e gerentes de contratação que você entrará em contato. É sobre a empresa contratante e as necessidades de negócios dela. Para melhorar seu currículo, certifique-se de que ele se concentre nos problemas de negócios que seu público possa ter e ilustre como você é a solução.


Se você tem muita experiência e deseja se candidatar a vários empregos, personalize um currículo para cada um separadamente. Isso significa que você pode mudar o foco para os pedaços de treinamento e as habilidades essenciais para uma determinada posição. Personalize o seu CV para aumentar as suas hipóteses de interessar um futuro empregador.


Há muitos conselhos conflitantes por aí sobre como melhorar seu currículo, mas quase todo mundo concorda com a personalização para cada função específica. O gerente de contratação para quem você está enviando seu currículo só se preocupa com o problema de negócios com o qual está lidando no momento. Você quer que seu currículo comunique que você entende a dor do negócio e que você pode resolvê-la. A personalização do seu currículo realiza duas coisas importantes. Ele transmite sua compreensão da função e dos problemas do negócio e enfatiza seus pontos fortes e como eles se relacionam com o trabalho.





Postar um comentário

0 Comentários