MEC abre mais de 100 cursos online gratuitos; confira opções disponíveis

 

De acordo com o Ministério, a expectativa é que mais de 820 mil estudantes possam ser capacitados até 2025.



O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou recentemente novas oportunidades para que interessados possam estudar para receber qualificação profissional. O processo é parte da plataforma Aprenda Mais, que é um ambiente virtual de aprendizagem que busca ampliar a oferta de capacitação para diversas áreas de conhecimento. Todos os cursos são online e gratuitos, e garantem certificado de conclusão no final dos estudos.

No geral, as opções oferecidas pela plataforma são para áreas de ensino como Ciências Humanas, Gestão e Negócios, Idiomas, Informação e Comunicação, Segurança e Turismo. 


Cursos online gratuitos do MEC

Todos os cursos ofertados pelo MEC estão no formato Massive Open Online Course (MOOC), que é uma modalidade que permite que o aprendizado seja feito de uma forma mais acessível e flexível. Isso ocorre pelo fato das aulas serem gratuitas, e em plataformas que podem ser acessadas por qualquer um.

De acordo com o Ministério, a expectativa é que mais de 820 mil estudantes possam ser capacitados até 2025.

Cada curso do MEC possui determinada quantidade de módulos, bem como tempo de duração específicos. Assim, o estudante pode escolher a melhor opção para realizar seus estudos. Alguns dos cursos online gratuitos disponíveis para capacitação são:

História do Brasil;

Comunicação Empresarial;

Saúde Coletiva;

Estatística: conceitos e representações;

Lazer na Hotelaria;

Conservação Ambiental;

Segurança do Trabalho;

Bebidas: conceitos e tipos;

Inglês;

Espanhol;

Captação de Recursos;

Jogos, Brinquedos e Brincadeiras;

A arte de falar em público.

Como se inscrever nos cursos gratuitos do MEC

Para fazer a inscrição nos cursos do MEC, o interessado deve acessar a  plataforma  do Aprenda Mais, que está em manutenção, e fazer seu cadastro.

Feito isso, só é necessário ir até a página inicial e clicar na área de atuação mais compatível com o perfil do estudante, e verificar os cursos disponíveis. Logo depois, é preciso selecionar o curso desejado e conferir as informações, e por fim, finaliza-se a matrícula. A partir de então, já é possível começar a estudar.

Sobre o Aprenda Mais do MEC

O Aprenda Mais é uma plataforma do MEC desenvolvida para que o público possa fazer cursos online abertos e massivos. Todos possuem coordenação de servidores de instituições de ensino da Rede Federal, e oferecem capacitação na medida que é possível receber um certificado, caso o aluno atinja a nota mínima.

Postar um comentário

0 Comentários