O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) está prestes a abrir um novo concurso público, disponibilizando um total de 2.408 vagas, sendo 1.503 delas são para o cargo de analista ambiental e 905 para o cargo de analista administrativo.
Vale ressaltar a preocupação do gov. federal com a área ambiental, resultando na urgência em viabilizar um novo edital para provimento de pessoal no Ibama, o intuito é reduzir o desmatamento pela metade
Ibama solicita novo concurso com 2.400 vagas
O Ibama pede autorização para um novo concurso com 2.400 vagas. Desse total, 900 são para analista administrativo e 1.500 para analista ambiental.
Ambas exigem graduação em qualquer área e oferecem salários iniciais de R$10.393,72, incluindo gratificações e o auxílio-alimentação de R$658.
Em entrevista exclusiva à Folha Dirigida, em Brasília, o diretor de Planejamento, Administração e Logística do Ibama, Gustavo Henrique Moreira Alvares da Silva explicou porque os cargos de nível médio não foram incluídos no pedido.
"Fizemos uma solicitação agora para cargos de nível superior, porque no concurso passado foram abertas mais de 400 vagas para técnico ambiental, de nível médio, e eles vêm nos ajudando de forma muito importante. Então, cremos que agora vamos fortalecer as vagas de nível superior", disse.
Cargos
Os analistas administrativos aprovados no concurso IBAMA serão responsáveis por realizar todas as atividades administrativas e logísticas relacionadas ao exercício das competências constitucionais e legais do órgão. Essas atividades incluem o planejamento e organização dos processos administrativos, apoio na gestão de recursos humanos e materiais, além de auxiliar nas demandas relacionadas às políticas ambientais.
Já o analista ambiental exerce um papel essencial na execução das políticas nacionais de meio ambiente. Entre outras atribuições, ganham destaque o planejamento ambiental e organizacional e estratégico, a regulação e controle de atividades ambientais, a fiscalização e licenciamento ambiental, o monitoramento e gestão da qualidade ambiental, a conservação dos ecossistemas e espécies, além da promoção de tecnologias e educação ambiental.
Ambos os cargos exigem nível superior completo em instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Os interessados devem possuir diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação. Com a recente sanção do reajuste salarial de 9% para os servidores do executivo federal, os salários no IBAMA foram atualizados.
Concurso IBAMA: quantidade de cargos vagos
Em abril de 2023, o IBAMA contava com 2.620 cargos vagos, sendo no cargo de Técnico Administrativo o maior déficit:
Analista Ambiental – 976
Analista Administrativo – 332
Técnico Ambiental – 131
Técnico Administrativo – 1.181
PREPARAÇÃO
Não espere o edital ser publicado para começar a estudar, porque o tempo entre a publicação do edital e a prova é muito curto (em torno de dois meses).
0 Comentários