O governo realizou em dezembro a autorização para as contratações. O edital do processo ainda não divulgado, porém, segundo portaria publicada no DOU (Diário Oficial da União), já estão definidas a distribuição de vagas e atividades de cada cargo.
O prazo para o IBGE publicar o edital de abertura de inscrições do processo seletivo é de seis meses a partir da publicação da portaria, ou seja, até maio de 2026. As remunerações das vagas também ainda serão definidas pelo órgão.
O número elevado de vagas está diretamente ligado à dimensão dos censos que o IBGE pretende realizar. São pesquisas que exigem grande estrutura operacional, com equipes espalhadas por todo o país para coletar dados diretamente com a população.
Veja a distribuição de vagas
Ao todo, serão 39.108 vagas temporárias ofertadas pelo IBGE. As pessoas selecionadas atuarão em diversas funções, sendo a maioria das vagas destinada para Recenseador, pessoa que realiza a coleta de dados.
As contratações também são para supervisão da coleta de dados, na função de Agente Censitário Supervisor, dentre outras atividades:
- Analista Censitário (Apoio Técnico Especializado): 1.020 vagas
- Recenseador (Coleta de Dados): 27.330 vagas
- Agente Censitário Supervisor (Supervisão de Coleta): 4.143 vagas
- Agente Operacional Regional (Administração do Posto de Coleta): 1.286 vagas
- Agente Censitário Regional (Administração da Supervisão de Coleta): 1.286 vagas
- Agente Censitário Administrativo (Apoio Administrativo): 1.432 vagas
- Agente Censitário de Informática (Apoio de Informática): 1.446 vagas
- Agente Censitário de Qualidade (Supervisão de Qualidade): 1.165 vagas
Esse tipo de trabalho é intenso, mas temporário. Ele ocorre em períodos específicos e, por isso, o instituto costuma reforçar o quadro com contratações por tempo determinado sempre que precisa executar levantamentos dessa magnitude.
Quando sai o edital?
O IBGE tem até seis meses, contados a partir da publicação da portaria, para divulgar o edital de abertura das inscrições — ou seja, até o mês de maio.
Até lá, não há datas definidas para o início das inscrições, aplicação de provas ou divulgação de resultados.
Em quais censos os contratados vão trabalhar?
Segundo a portaria, os profissionais selecionados vão atuar na operacionalização de dois censos.
Um deles é o Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola, voltado à coleta de informações sobre a produção no campo.
O outro é o Censo da População em Situação de Rua, que busca mapear um grupo que exige metodologia própria e abordagem diferenciada.
Segundo ainda a portaria, o recrutamento para atuação nos censos do IBGE dependerá de prévia aprovação dos candidatos no processo seletivo.

0 Comentários