Como conseguir o que você quer no seu próximo emprego

A geração do milênio está há muito tempo à mercê de eventos econômicos, desde a Grande Recessão até níveis esmagadores de dívidas de empréstimos estudantis. Mas graças à Grande Demissão iniciada em 2021, esta geração vive seu primeiro encontro com poder e oportunidade no mercado de trabalho.



Os millennials estão no meio da carreira e têm mais poder de negociação do que seus primeiros dias, diz Carlota Zimmerman, que administra sua própria empresa de coaching de carreira em Nova York. Isso, além de um mercado de trabalho aquecido – cerca de 10,6 milhões de vagas abertas em novembro de 2021, de acordo com o último relatório do Bureau of Labor Statistics – é o motivo pelo qual explorar suas opções de carreira agora é uma jogada inteligente.


Antes de começar a polir seu currículo, aqui estão dicas de coaches de carreira sobre como ser estratégico na busca por emprego, se preparar para negociações e pedir o que deseja.


Obtenha clareza sobre seus objetivos

Você pode estar pronto para uma mudança, mas isso não significa que você deve começar a se candidatar a empregos imediatamente.


Seja claro sobre o que você quer antes de começar a pesquisar, diz Zimmerman. Liste os prós e contras do seu trabalho atual. O que lhe deu satisfação? O que não aconteceu? Este exercício ajudará você a ter uma ideia melhor de como deseja que seja o próximo trabalho, diz ela.


Em seguida, analise as áreas que você identificou.


Digamos que você percebeu que deseja mais flexibilidade ou um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal em uma nova função. Defina como é isso, diz Dana Theus, coach executiva da InPower Coaching em Alexandria, Virgínia. A flexibilidade pode significar trabalhar em horários não tradicionais, trabalhar remotamente, ir ao escritório alguns dias por semana ou qualquer outra coisa.


Depois de definir seus objetivos, consulte os quadros de empregos para pesquisar para que as pessoas estão recrutando, diz Theus. Anote as partes de uma descrição de trabalho que correspondam aos seus objetivos e construa gradualmente seu perfil de trabalho ideal. Você pode não encontrar o emprego ideal, mas isso lhe dará confiança para articular o que está procurando com as pessoas em sua rede profissional, bem como durante as negociações, diz ela.


Prepare-se

Antes de entrar em uma negociação, saiba quais termos você está disposto a discutir e quais estão absolutamente fora da mesa, diz Zimmerman. “Você tem que ter a coragem de acreditar que o que é importante para você é importante para sua empresa. Se não for, então você vai precisar encontrar outra empresa.”


Identifique seus inegociáveis, sugere Zimmerman, fazendo a si mesmo perguntas como:

— Estou disposto a receber um salário mais baixo se isso significar que posso ter mais dias para trabalhar em casa?

— Eu ficaria bem em tirar menos dias de férias se pudesse ter uma programação semanal flexível?


Escreva suas respostas em cartões que você pode manter à mão durante as entrevistas, diz ela.


E antes das negociações, silencie seu crítico interno.


Karen Chopra, conselheira de carreira da ChopraCareers em Washington, DC, diz que as mulheres são mais propensas a negociar consigo mesmas sobre empregos e remuneração. “Não vá atrás do que você acha que pode conseguir,” ela diz. “Vá atrás do que você quer.”


Faça sua pesquisa sobre remuneração conversando com pessoas em sua rede e em sites como o Glassdoor. Chopra aconselha as mulheres a construir uma rede ampla e diversificada para uma melhor ideia dos salários. “Você tem que perguntar a todos, não o que eles ganham, mas qual é o alcance para a posição que você está procurando”, diz ela.


Planeje seus pontos de discussão

Quando você estiver passando pelo processo de entrevista, virtual ou pessoalmente, aqui estão algumas dicas a serem lembradas:


Traga seus termos cedo. Não espere até a entrevista final para falar sobre seus itens obrigatórios, diz Zimmerman. Você pode abordar o assunto já na sua primeira ligação com um recrutador. Quando perguntado se você tem dúvidas ou preocupações, reitere por que está empolgado com o cargo, diz ela, depois mencione que também é muito importante que você possa trabalhar remotamente, por exemplo.


Explique como sua solicitação beneficia a empresa. Se você está solicitando horários de trabalho flexíveis, por exemplo, a Theus recomenda afirmar com confiança que você sabe que a flexibilidade permite que você seja mais produtivo. Em seguida, você pode definir um benefício para o empregador em potencial, como: “Posso me comprometer mais em estar disponível em emergências se tiver essa flexibilidade”, diz ela.


Não explique demais. Esteja você pedindo dias de trabalho em casa ou horários flexíveis, não sinta que precisa compartilhar sua história de vida, diz Zimmerman. “Seu desejo de ter tempo com seus filhos, seu parceiro, para cuidados de saúde, são direitos humanos legais.” Se você declarou que seu pedido permite que você faça bem seu trabalho e explicou como isso beneficia a empresa, isso é bom o suficiente.


Postar um comentário

0 Comentários